Notice: A função wp_enqueue_script foi chamada incorretamente. Scripts e estilos não devem ser registrados ou enfileirados até os ganchos wp_enqueue_scripts, admin_enqueue_scripts ou login_enqueue_scripts. Este aviso foi ativado pelo manipulador nfd_wpnavbar_setting. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.3.0.) in /home1/espa4249/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Concurso UFAL: o que fazer na reta final
O especialista em concursos educacionais.
O conteúdo que transforma pessoas.
Questões de Concursos

Concurso UFAL: o que fazer na reta final

O concurso para tecnico-administrativo da Universidade Federal de Alagoas está prestes a ter suas provas objetivas aplicadas.
A previsão é para o dia 13 de agosto. Faltando em torno de 15 dias para o grande dia, muitos candidatos ficam atônitos, sem saber exatamente o que priorizar.

 

Leia até o final que você saberá exatamente o que fazer.

Leia também sobre

O Planejamento e a Organização do Trabalho Pedagógico

Primeiramente, vamos explicar para o caso do candidato que já vem estudando há alguns meses, ou ainda, que conseguir estudar todo o conteúdo previsto no edital ou pelo menos boa parte dele.

 

Para esses casos, a preparação deve levar em conta esse fato e também a distribuição do peso de cada disciplina para a prova.
Tomando como exemplo os cargos de nível superior, cuja distribuição percentual de pontuação é composta da seguinte maneira:

Conhecimento específico – 60%

Português – 15%

F. da Adm. Pública – 15%

Informática – 5%

Rac. Lógico – 5%

 

Devemos proceder nossos estudos da seguinte forma:

Revisar todo o conteúdo de específico (utilizando pelo menos 50% do tempo
disponível);

Revisar Português e F. Da Adm. Pública (utilizando pelo menos 30% do
tempo disponível);

Revisar informática e racíocino lógico ( com os demais 20% do tempo
disponível);

 

Além disso, realizar muitas questões. A resolução de questões comentadas pode e deve ser considerada uma maneira de revisar os assuntos estudados. Simule o ambiente de prova. Faça uma provas do mesmo cargo com bancas que cobram as questões com alguma similiares com a COPEVE-UFAL tais como FGV, IBGC, Idecan, dentre outras.

 

Atente para ver se você pontua nas disciplinas de raciocíno lógico e informática. Caso em um desses “simulados” você não  pontue neles ou acerte apenas uma questão, considere destinar mais tempo para essas disciplinas, porque você não pode zerá-las, pois, isso provoca eliminação no certamente. Atenção total a esse aspecto.

 

Assim, você pode até o dia da prova realizar tais testes com revisões periódicas e reforços de estudos mesmo (leitura do material) em pontos que você ainda erra com frequência e que você entende
que provavelmente vai cair em sua prova.

 

Em síntese, para quem já tem uma carga de estudo boa para esse concurso, deve ater-se principalmente em: revisar conteúdo grifado/resumido, responder questões comentadas, fazer provas
anteriores e voltar ao ciclo para aprimorar o desempenho.

 

Para quem não estudou para esse concurso e quer no final tentar obter uma colocação razoável, deve ter um pouco mais de esforços nesse momento final.

O ideal é partir para questões comentadas por disciplinas dando ênfase no conteúdo que apresenta a maior quantidade de pontos (conhecimento específico) e, à medida que for surgindo dúvidas, recorrer a algum material de leitura ( que deve ser rápido para poder dar tempo de passar por todo o conteúdo em questões).

A resolução de provas (para simular o ambiente de prova) deve também ser feita com o diferencial de que esse fato deve ocorrer com mais frequência para que o candidato verifique em que nível
estar e demandar mais esforços para subir mais “degrau” na corrida pela
vaga.

 

Sempre que fizer uma prova anterior, anota o resultado. Ver os temas que errou e os estuda (por meio de material/conteúdo ou por meio de questões comentadas, o que entender que é melhor).

 

Dessa maneira, a preparação de quem não estudou até o momento para esse concurso deve ser focada praticamente em questões comentadas e provas anteriores a fim de identificar os temas mais recorrentes em provas do cargo para o qual vai fazer o concurso, mas principalmente para acompanhar o desempenho em prova, sempre buscando melhor a pontuação. Seu parâmetro deve ser os aprovados no concurso do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, pois, foi a mesma banca que  realizou o certamente e a carreira é a mesma.

O último concurso da UFAL já faz algum tempo e, talvez, ele já não seja parâmetro para avaliar o desempenho dos próximos aprovados desse concurso.

Com certeza você poderá colocar tal estratégia simples em prática e logo em breve verá 


o resultado dos seus esforços sendo recompensados com a tão sonhada aprovação.


Leia também sobre

Projeto Político Pedagógico na escola

Avaliação de Aprendizagem: o essencial que você precisa saber para ser
aprovado em provas de concursos públicos


Processo de interdisciplinaridade e  transversalidade da aprendizagem


O Currículo na Educação Infantil

Como estudar do jeito certo para concursos públicos

Espaço Pedagógico: o que é e para que serve?

  Blog            Termos de uso   Privacidade    Contato      Quem somos