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O Planejamento e a Organização do Trabalho Pedagógico
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O Planejamento e a Organização do Trabalho Pedagógico

 

Nesse artigo, você vai estudar sobre o Planejamento e a Organização do Trabalho Pedagógico, incluindo os produtos como Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula.

O Planejamento e a Organização do Trabalho Pedagógico se constituem elementos essenciais para uma prática pedagógica exitosa e uma prática docente satisfatória. Pode ser conceituado ainda como o processo educacional que compreende todas as fases e tipos de planejamento escolar desde o plano da escola até o plano de aula.

O planejamento é um elemento de extrema importância para a construção de uma educação transformadora que busca minimamente satisfazer as necessidades dos alunos e da comunidade em que está inserida. Para que haja uma boa aula, é necessário que se tenha um bom planejamento, inclusive em conexão com a realidade social daquele meio.

É necessário que haja uma organização do trabalho pedagógico a fim de que se possa avaliar as práticas de ensino e realizar as alterações que forem necessárias, tendo como parâmetro o resultado das avaliações e o retorno do público-alvo, que é formado pelos discentes e a comunidade em que estão inseridos.

Quando se fala em planejamento educacional uma figura se destaca na contemporaneidade: José Carlos Libâneo. Assim, vamos utilizar conceitos desse autor para em nosso estudo, como também a sabedoria de Cipriano Carlos Luckesi, outro nome de reconhecida importância.

Algumas considerações são objeto de concordância doutrinária de diversos autores e, por isso, devem ser compreendidas bem pelo profissional da educação e candidato à vaga em concursos públicos.

As assertivas são:

O planejamento é flexível;

O planejamento deve considerar a realidade dos discentes e da instituição escolar;

Deve haver coerência no ensino;

individualização processo de ensino-aprendizagem, etc.

Nesse sentido, o processo educacional, segundo Libâneo, deve considerar as relações sociais existes e o contexto social em que a instituição escolar está inserida.

 

Assim, Libâneo sustenta:


Planejamento e organização do trabalho pedagógico O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão de atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação (LIBÂNEO, José Carlos.1994. p. 221).

 

Importante notar a relação que o planejamento possui com o processo de avaliação, tendo em vista o fato de que é na avaliação em que pode observar o resultado do planejamento e proceder à alterações no planejamento.

 

Nesse sentido, Luckesi também traça importantes considerações sobre o planejamento. Vejamos o que diz o autor:

O planejamento não será nem exclusivamente um ato político-filosófico, nem exclusivamente um ato técnico; será, sim, um ato ao mesmo tempo político-social, científico e técnico: político- social, na medida em que está comprometido com as finalidades sociais e políticas; científico, na medida em que não se pode planejar sem um conhecimento da realidade; técnico, na medida em que o planejamento exige uma definição de meios eficientes para se obter os resultados (LUCKESI, Cipriano Carlos. 2011, 119).

 

Constatamos que há relação direta entre o que pensa Luckesi e Libâneo, embora possuam aspectos diferenciados, em síntese, eles concordam que o planejamento deve estar conectado com a realidade do aluno e da escola, inclusive considerando os diversos aspectos que permeiam a relação desses atores tais como aspectos técnicos, econômicos, sociais, culturais, dentre outros.

 

Assim, verificamos a importância do planejamento escolar, o qual possuem como resultado a elaboração do plano da escolar, plano de ensino e plano de aula. Vamos ver, resumidamente, cada um deles.

 

Plano da Escola: é um plano mais abrangente e constitui uma orientação plano ensino. Ele serve com guia orientador das opções metodológicas da escola. É elaborado coletivamente.

 

Plano de Ensino: é um plano que comporta as unidades didáticas para um ano ou semestre. Possui outras denominações, dentre elas, plano de unidades didáticas ou plano de curso.

 

Plano de Aula: Constitui a especificação do plano de ensino elaborado para um período de aula. A finalidade é orientar o docente em sua prática em sala de aula.

 

 

 

 

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Referências

 

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Corteza,1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª ed. São Paulo:
Cortez: 2011.