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o que é e para que serve o espaço pedagógico - Espaço Pedagógico
O especialista em concursos educacionais.
O especialista em concursos educacionais
Questões de Concursos

Espaço Pedagógico: o que é e para
serve?

O termo “espaço pedagógico” pode ser definido como um espaço
físico, planejado pelo profissional da educação, com o auxílio
de elementos educativos ou sem eles, com a finalidade de desenvolver
atividades educacionais, incluindo as aulas tradicionais ou
interações construtivas. Esse espaço pode apresentar diferentes
nuances a depender do público-alvo (bebê, criança pequena, criança
ou adolescente), ou ainda, pode variar também conforme a teoria
pedagógica que o estabelecimento educacional adotou.

O espaço pedagógico pode também ser entendido como quaisquer espaços
em que possa ser promovida ação de educar ou ser construído
conhecimentos. Assim sendo, é possível inferir que, independente do
tipo de espaço, é viável o fomento da educação e, por
conseguinte, qualquer lugar em que seja viável a prática
educacional, esse lugar pode ser considerado um espaço pedagógico.

Entende-se que a finalidade do espaço pedagógico é promover e otimizar o
processo de ensino-aprendizagem, de modo que funcione como o
facilitador entre educador e educando, independente do nível escolar
em que estão inseridos. Destaque-se que o espaço pedagógico é
particularmente importante para crianças e adolescentes, já que
estão em fase de formação cognitiva e necessitam de atenção
especial para que possa construir hábitos de leitura e estudos
saudáveis. Assim sendo, o espaço pedagógico cumpre sua missão
quando facilita e otimiza a prática escola promovendo um ensino
eficaz e efetivo, tendo como resultado uma educação de qualidade.

O espaço pedagógico segundo Rudolf Steiner

É importante destacar que existem diversas maneiras de organizar e de
pensar o espaço pedagógico, ainda que sejam oriundas de autores de
visões similares.

Para Rudolf Steiner (1861-1925), o cerne de sua pedagogia é “ reatar os
laços do espaço natural, que chamamos de natureza, com o corpo, a
mente e o interior humano. Assim, para esse educador, a sala de aula
convencional configurava-se num ambiente bastante limitado à
educação de crianças e jovens (BRASIL, 2008)”. Dessa forma,
considera o espaço pedagógico além da sala de aula, incluindo os
mais variados ambientes em que a prática pedagógica seja viável.

O espaço pedagógico segundo Paulo Freire

Já Paulo Freire (1921-1997) entendia que a educação não estava
restrita à sala de aula, mas há todos os espaços possíveis – no
trabalho, na igreja, nos movimentos sociais. A educação que
concebia devia ser emanciadora, de modo que ela devia estar conectada
com a realidade dos alunos e, portanto, pode ocorrer nos mais
diversos espaços.

O espaço pedagógico segundo Jean Piajet

O método construtivista tem como expoente Jean Piajet (1896 – 1980), o
qual entende que a função primordial do educador é promover a
participação ativa dos alunos por meio de intervenções, ou ainda,
através de exposições em que os discentes participam ativamente.
Aqui também, o espaço pedagógico é ampliado e os alunos são
estimulados a brincarem, a correrem, em suma, a explorarem o espaço
físico em que estão inseridos. Essas ações colaboram no processo
de ensino-aprendizagem e são, significativamente importantes, para o
desenvolvimento do aluno. Assim, o espaço pedagógico é ampliado, o
que inclui outros ambientes além da sala de aula.

O espaço pedagógico segundo Lev Vygotsky

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O Planejamento e a Organização do Trabalho Pedagógico

O método sócio-Interacionista tem como principal intelectual o
psicólogo Lev Vygotsky (1986 – 1934). Esse método destaca a
importância da interação dos alunos com o meio em que estão
inseridos. De acordo com essa concepção, o indivíduo constrói seu
conhecimento a partir do meio em que está inserido, especialmente,
no ambiente em que viveu durante toda a sua existência, nisso
incluído, o seu contexto histórico, cultural e social. Dessa
maneira, infere-se, que o ambiente pedagógico nesse teoria é
formado não apenas pelo elementos físicos e visíveis, mas também
pelo aquilo que é construído na interação entre os alunos e entre
alunos e professor.

Por fim, pode-se depreender que o espaço pedagógico, independente de
que nível de ensino estamos nos referindo, apresenta importância
significativa, e não se resume à sala de aula. Pode ser traduzido
pelos mais diversos espaços físicos de uma comunidade. É possível
que seja qualquer local, conforme já mencionado, em que possa haver
a construção de conhecimentos entre pessoas. Sendo assim, podemos
como adultos, vivenciar espaço pedagógico inclusive virtual, como é
o caso deste artigo que você está lendo. A web seria a escola, o
site, a sala de aula e esta página, a lousa (ou o seu livro). A
síntese é: todo lugar em que se possa ensinar ou aprender alguma
coisa pode ser um espaço pedagógico.

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