A avaliação de aprendizagem se constitui como um elemento de importância inconstestável para o processo de ensino-aprendizagem e para a continuidade do trabalho docente, posto que se indispensável
o acompanhamento, de maneira adequada, do processo de aprendizagem
discente.
É através da avalição que o docente pode diagnosticar equívocos e acertos na metodologia utilizda para alcançar os objetivos de aprendizagens planejados. Sem ela, o trabalho do professor fica sem parâmetro avaliativo, o que pode levar a um trabalho sem mensuração
de resultados.
Dizendo de outro modo, avaliar, em educação, pode ser traduzido como refletir sobre as variadas estratégias que pode ser utilizadas para se chegar a uma aprendizagem significativa para o estudante.
No mundo contemporâneo, a avaliação de aprendizagem no âmbito escolar possui novos significados. Isso porque diversos autores são críticos a chamada avaliação tradicional a qual pode ser traduzida como aquela em que o aluno é avaliado em momentos específicos por meio de provas e avaliações com a finalidade de atribuir nota ao
aprendiza do estudante.
Por outro lado, esses autores defendem uma avaliação ampla e até certo ponto singular em que o erro seja considerado como parte integrante do aprendizado.
A partir disso, surge a indagação, o que é avaliação escolar?
De forma simples, pode-se defini-la como sendo uma ferramenta de que a escola dispõe para obter informações sobre dificuldades e avanços de cada aluno acarretando em um processo contínuo, dinâmico e flexível.
Assim sendo, podemos sustentar que a avaliação escolar tem como objetivo promover um diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem com a finalidade de identificar como a instituição escolar está contribuindo para o processo de aprendizagem do aluno e para seu desenvolvimento.
Avaliação, por assim mencionar, é um processo que requer continuidade o qual possibilita ao docente, durante o processo de ensino, identificar avanços, dificuldades e estratégias que possam sanar eventuais
problemas de aprendizagem ao tempo em que amplia a visão de mundo do aluno. Ademais, exige do docente parar, refletir e seguir quantas vezes possa ser necessário.
Para Libâneo (1994, p. 195), a avaliação é
“uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos e dificuldades e reorientar o trabalho para as correções necessárias. A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos. Os dados coletados no decurso do processo de ensino, quantitativos ou qualitativos, são interpretados em relação a um padrão de desempenho e expressos em juízos de valor (muito bom, bom, satisfatório etc.) acerca do aproveitamento escolar.”
Libâneo sustenta que o processo de avaliar constitui uma tarefa complexa a qual não se restringe à elaboração e aplicação de provas nem a atribuição de notas para os alunos. Essa “medição” serve tão somente para constatar os dados que devem ser analisados em um contexto qualitativo.
O autor entende que as tarefas de avaliação escolar devem ser segregadas em três aspectos, quais sejam: verificação, qualificação e apreciação qualitativa.
1) Verificação: relaciona-se à coleta de dados sobre o nível de aprendizagem do aluno por meio de provas, exercícios ou outras ferramentas auxiliares;
2) Qualificação: vincula-se à comprovação dos resultados alcançados pelo aluno, utilizando notas ou conceitos;
3) Apreciação qualitativa: refere-se à avaliação em si,
mencionando-se aos padrões de desempenho esperados.
É importante sabe que a avaliação pode ser entendida como 1) formal (sistemática) ou 2) informal. De maneira didática e simples, definiremo-las.
Avaliação formal ou sistemática: é compreendida pelas ferramentas específicas de avaliação como por exemplo, provas, relatórios, produções de textos, exercícios, entre outros elementos os quais o professor utiliza para, por meio dos dados coletados, atribuir um conceito ou nota ao processo de aprendizagem do aluno.
Avaliação informal: consiste na situação de o professor avaliar o aluno, não pelos instrumentos formais, como provas ou trabalhos, e sim, pelo que ele faz em sala de aula. Assim, o docente deve levar em contas todas as ações dos discentes em sala de aula: interação nas aulas, assiduidade, responsabilidade, espírito de equipe, dedicação e esforço para cumprir as atividades propostas, dentre outros elementos informais que devem ser levados em conta, inclusive fatores que se articulem com a avaliação formal.
Vamos tratar das funções da avaliação, tema extremamente importantes para os concursos públicos, inclusive sendo um dos recordistas em recorrência nas provas.
Função Diagnóstica
O objetivo dessa avaliação é produzir um diagnóstico acerca do nível de conhecimento do discente. É realizada no início do processo de ensino, isto é, logo que o docente inicia as aulas na sala de aula, o que geralmente ocorre no início do ano letivo. A finalidade é direcionar melhor o trabalho docente através dos dados coletados e avaliados pelo docente o que o ajudará lecionar durante o ano letivo. Essa avaliação pode ser feita de forma contínua sempre que o professor julgar necessário.
2) Função Formativa ou processual
O objetivo dessa avaliação é mensurar a aprendizagem do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Constitui-se de uma avaliação contínua que possibilita ao docente e alunos a identificação de informações importantes e necessárias para corrigir eventuais erros. Também serve para estimular os alunos a continuarem seus estudos, pois, nesse tipo de avaliação o resultado
da avaliação é realizado contínua e frequentemente reorientando os envolvido nessas atividaddes com a finalidade de refletir sobre os resultados alcançados. Em outras palavras, a aaliação formativa ou processual ele ocorre durante o processo de ensino, ela acompanha
esse processo, se constituindo um fator permanente.
3) Função somatória ou classificatória
Esse tipo de avaliação classifica o aluno em relação ao seu nível de conhecimento através de uma nota final. É realizada ao final de um período seja bimestral, semestral ou anual. É um tipo de avaliação que não bem visto no meio acadêmico.
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