Notice: A função wp_enqueue_script foi chamada incorretamente. Scripts e estilos não devem ser registrados ou enfileirados até os ganchos wp_enqueue_scripts, admin_enqueue_scripts ou login_enqueue_scripts. Este aviso foi ativado pelo manipulador nfd_wpnavbar_setting. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.3.0.) in /home1/espa4249/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Como Estudar para Concursos do Jeito Certo e Eficiente - Espaço Pedagógico
Quem somos

Como estudar para concursos do jeito certo

Por Fernando Mendonça

Muitas são as perguntas que são feitas sobre preparação para concursos públicos? Quando devo começar a me preparar? Quanto tempo devo estudar? Devo cronometrar o tempo de estudo? Devo estudar por provas anteriores? São muitas as dúvidas. Pensando nisso, fizemos um artigo para saná-las. Ao final dele, você terá uma base sólida sobre a metodologia de estudos para concursos públicos.

 

O Tempo de Preparação

 

O estudo para concursos públicos é bastante diferente do estudo regular para a faculdade ou para o ensino médio, por exemplo. Enquanto na faculdade ou na educação básica, o estudo para ser aprovado pode ser feito em uma ou duas semanas antes da prova, já para concursos públicos o estudo deve ter uma antecedência mínima de pelo menos 6 meses, podendo ser bem maior a depender do tipo de concurso que se vai prestar. 

Se você quer ser aprovado mais rápido, faz a leitura desse artigo até o final porque assim você ficará sabendo de “segredos” importantes sobre a preparação dos aprovados em concursos púbicos.

Para alguns 6 meses ou mais, pode parecer muito tempo de dedicação, já para outros podem considerar pouco tempo quando se leva em conta que ao ser aprovado, o indivíduo caminha para ter a estabilidade no cargo público para o resto da vida. A aprovação e nomeação podem significar não apenas a estabilidade financeira, mas também a garantia de que no futuro o indivíduo poderá se aposentar, e ter uma vida financeira e profissional menos incerta.

 

Os Passos para a Aprovação

 

 

A decisão de estuar para concursos públicos deve ser analisada com bastante cuidado, pois tal tarefa exige esforço, dedicação e uma dose cavalar de resistência a decepções e frustrações. Antes de decidir a seguir esse caminho, é importante explicar para a sua família que esse processo exige renúncias. Você não poderá estar em todas as festas de família, sair com amigos sempre que quiser, dormir à vontade…  Essas coisas devem ficar no passado. Isso se você realmente quiser ser aprovado em um espaço de tempo razoável. Muitas pessoas passam anos para serem aprovadas em um concurso dito “pequeno” porque não se dedicam logo no início como deveriam, ou ainda, desistem nas primeiras reprovações. Passam a acreditar que concursos públicos não é para elas, se desiludem e desistem.

 

Se conseguir fazer a leitura desse texto até o final, é sinal de você tem boa concentração e, muito provavelmente, será aprovado em um espaço de tempo menor do que a maioria dos concurseiros.

Feita a comunicação para sua família de que você vai estudar para concursos e que isso demandará bastante tempo do seu dia, e que isso será necessário para a sua aprovação, a tarefa seguinte será adotas alguns passos que podem te antecipar meses ou anos de estudos até a sua aprovação. Então, vamos a eles.

 

 

1º Passo: Definir uma área de Estudo para Prestar Concursos Públicos

 

 

Muitos concurseiros iniciantes ou até mesmos experientes acreditam que quantos mais concursos prestarem, mais próximos estão da aprovação. Por isso, fazem todo e quaisquer concursos que aparecem a fim de alcançar a tão sonhada aprovação o quantos antes. Mas acha esta estratégia de prestar concursos para todas as áreas é uma atitude condenada ao fracasso. Parece ser a receita certa para isso.

Antes de iniciar seus estudos preparatórios, você deve avaliar qual área tem mais aptidão, e vai se adaptar melhor na caminhada da  preparação até a aprovação. Qual área você se adequa melhor? Área administrativa? Educacional? Policial? Bancária? Fiscal? 

Realizada a escolha da área, você deve verificar quais são os melhores concursos dessa área, e quais são as perspectivas de abertura de edital para ela. Feito isso, você deve pegar o último edital do concurso que você se interessou analisá-lo, e escolher as matérias básicas para iniciar seus estudos. As matérias básicas de quaisquer edital são Português, Raciocínio Lógico-Matemático e Informática. Porém, aqui a depender da situação, você pode incluir uma matéria de conhecimento específico do seu cargo, se for esse o caso. Há concursos que não possuem muitas disciplinas específicas. Portanto, você deve escolher uma área para estudar para concursos e estudar somente para ela.

 

 

2º Passo: Iniciar a Preparação com Antecedência

 

 

Não é exagero afirmar que milhões de candidatos acreditam que se deve estudar para concursos públicos a partir da abertura do edital. Imaginam que já com o edital aberto, basta se inscrever e, na sequência, realizar um estudo no verdadeiro estilo “ensino médio” em que se estudar praticamente um dia antes da prova e “dava certo”, você era aprovado. Ledo engano. Quando se trata de concursos públicos, as coisas não funcionam assim.

Em 2011, pesquisas indicavam que cerca de dez milhões de pessoas estavam se preparando para prestar concursos públicos e, com certeza, milhões desistiram ou ainda estão estudando…

Você não vai integrar esse grupo, pois, já deu o primeiro passo a começa a se interessar por técnicas de estudos. Por isso, continue não de seguir até o décimo passo.

O motivo da maioria dessas pessoas nunca serem aprovadas é que elas sempre estarão estudando com o edital aberto, correndo atrás do prejuízo… O jeito certo o qual indico que você faça é este: estudar com antecedência de, no mínimo, 6 meses antes do edital. Podendo, claro, ser de até 3 anos, por exemplo, no caso dos grandes concursos públicos como os da Receita Federal e Banco Central do Brasil, por exemplo.

 

Vantagem da preparação com antecedência

 

 

Quando você faz seu estudo com antecedência, ao sair o edital, você já tem “vencido” todo o conteúdo do edital anterior, e no novo edital só vai reforçar o que já estudou, ou ainda, estudar os conteúdos novos que, eventualmente, tenham sido inseridos no conteúdo programático do novo concurso. Isso porque sua preparação com antecedência deve ser baseada no último edital, o que te coloca na frente de mais de 80% dos candidatos.

 

3º Passo: Elaborar um plano de estudo

 

Boa parte dos concurseiros sejam iniciantes ou até mesmo experientes ainda estudam sem um planejamento, sem ter uma plano de estudos. Estudam, na verdade, do jeito que acham mais interessante decidindo as matérias que  vai estudar pela “disposição” do dia, ou ainda, utilizando o critério de “gosto” que sentem pela disciplina. Nem precisamos falar que isso é um jeito errado de estudar.

A maneira acertada utilizada por praticamente 100% dos concurseiros aprovados em concursos públicos é ter um planejamento de estudos representado pelo seu plano de estudos em que constam as disciplinas, a quantidade de tempo de estudos, muitas vezes, os dias de estudos, tudo isso levando em consideração o tempo que o concurseiro tem para estudar e a importância no tocante à pontuação de cada disciplina para o concurso público.

 

Vantagem de ter um plano de estudo

 

 

Portanto, você deve elaborar seu próprio plano de estudo para que você ao sentar para estudar não tenha que fazer todos os dias uma reflexão sobre o que vai estudar. Basta você sentar e olhar seu plano de estudos. Já estará lá o que você deve estudar. Assim, não perderá energias todos os dias para decidir o que vai estudar, e concentra naquilo que é mais importante: estudar os conteúdos que serão cobrados na prova.

 

4º Passo: Controlar o Número de Horas Líquidas Estudadas

 

 

A concentração constitui um dos elementos de extrema importância na caminha de preparação para concursos públicos. O estudo para concursos exige que o candidato absorva, memorize boa parte dos conteúdos estudados para poder utilizá-lo na hora “H”, que é o momento da prova.

Para se ter uma boa concentração e aborção de conteúdos como não poderia deixa de ser, é necessário que se mantenha focado naquilo que fazemos. Porém, vários aspectos tendem a nos afastar disso. 

Às vezes, sentamos para estudar e, de repente, nos dá uma vontade de olhar nosso e-mail, dar uma espiadinha numa notícia, ou ainda, dar uma olhada em nossas redes sociais, dentre outras ações que tomam nosso tempo, e não percebemos.

Por isso, passamos 4 horas com nosso computador para estudar, mas pode se que nesse período efetivamente só tenhamos estudado a metade disso, ou menos. É a partir dessa constatação que surge a necessidade de cronometrar nossas horas de estudos. Se você parar para olhar e-mail, pare o cronômetro; se parar tomar água, pare o cronômetro. Seu cronômetro só deve estar ligado, se estiver estudando. Isso tem o objetivo de realmente aferir quanto tempo efetivo você está estudando. Você pode descobrir que estudar tanto quanto imaginava.

 

Vantagem de Controlar as Horas Líquidas Estudadas

 

 

Em síntese: cronometre seu tempo de estudo a fim que você possa ter o controle das horas líquidas estudadas. Assim, você não corre o risco de se autoenganar. Além disso, não desperdiçará o tempo precioso que é maior ativo que uma pessoa pode ter. 

 

5º Passo: Manter Constância nos Estudos

 

A quantidade de candidatos a concursos públicos que não sabe como estudar e, por isso mesmo, não consegue manter a constância nos estudos é imensa. Basta ver a quantidade de pessoas se inscrevem em concursos públicos e que declaram que estão estudando para prestar concursos públicos. Como vimos, muitas dessas pessoas fracassarão, mesmo havendo concursos que sequer preenchem o quantitativo de vagas destinados no edital ( foi o caso, por exemplo, do concursos para Auditor Fiscal do Trabalho realizado em 2013).

Muitas pessoas se inscrevem nos concursos, mas acreditam que com um estudo “meia-boca”, ou seja, com um estudo sem regularidade vai conseguir a aprovação. Isso não é verdade, e ainda bem por isso. Não seria justo. Agora, se você não quer está entre as pessoas que não serão aprovadas, você deve mudar logo a maneira de se preparar. 

Você já está no caminho certo, pois, se você está lendo esse artigo, é porque quer iniciar seus estudos da maneira correta.

 

Vantagem de Constância nos Estudos

 

A regularidade constitui um dos aspectos de grande importância para o estudo do concurseiro. Isso porque a constância gera o hábito e este, por sua vez, fomenta o gosto pelo processo de estudos para  concursos públicos contribuindo significativamente para a memorização dos conteúdos.

Leia os cinco últimos passos para aprovação

   

Leia também sobre