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interdisciplinaridade e transversalidade da aprendizagem
O especialista em concursos educacionais.
O especialista em concursos educacionais
Questões de Concursos

Processo de interdisciplinaridade e  transversalidade da aprendizagem


O termo interdisciplinariedade é derivado do latim, cuja etimologia é, de acordo com Michaelis, é assim especificada: “der de interdisciplinar+i+dade, como fr interdisciplinarité.” Em síntese, é a caraterística de interdisciplinar. E o que é interdisciplinar?


É aquilo que envolve mais de uma área do conhecimento. Um conhecimento interdisciplinar é aquele que extinga as demarcações entre diversas disciplinas. Esse tipo de conhecimento é aquele em que as diferentes áreas podem abordá-los articulando os saberes e as vivências dos alunos. Pressupõe a integração entre os conhecimentos específicos das matérias e o mundo cotidiano em que professor e aluno estão inseridos.


Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) é conceituada como uma dimensão em que se (…) questiona a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência que eles, questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constitui (BRASIL, 1998, p.30).


Dessa maneira, poderíamos sistematizar da seguinte maneira:

Interdisciplinaridade: é a abordagem em que o docente procura articular os diversos conteúdos integrando-os à realidade da escola e de cada aluno, ao tempo em que trabalha os conhecimentos específicos de sua disciplina.

Nesse sentido, Ferreira (1993) define interdisciplinaridade afirmando que ela pode ser “compreendida como sendo a troca, de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências, ou melhor áreas do conhecimento (p.22).” A essa permuta de conhecimentos e relações em que os conhecimentos são estudados buscando abranger a sua totalidade, e não apenas uma parte do todo.


A interdisciplinaridade, portanto, vai de encontro a visão compartimentada do saber, primando por uma visão mais completa e aperfeiçoada do conhecimento. Os conhecimentos estão interligados nas diversas áreas do conhecimento, de modo que um contribui para a construção do outro. Eles se constroem mutualmente.


Um conceito bastante importante em educação é a diversidade. Além de ser um tema caro os mais diversos setores da sociedade atual, mais do que nunca, é de extrema necessidade para qualquer profissional está a par das contemporâneas noções sobre o que é ser diverso.


A noção de diversidade inclui a diversidade cultura, educacional, linguística e de gênero.


A sociedade exige uma humanidade que respeite a diversidade cultural, religiosa e de etnia e gênero. O respeito a diversidade parte dos pressupostos que todos são iguais sem distinções negativas de quaisquer naturezas.


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O multiculturalismo por ser compreendido como a existência de diversas culturais em uma mesma sociedade, tendo como pressuposto a tolerância e o respeito às diferenças. O movimento multicultural advogava não existência de hierarquias no campo cultural, sustentando que não existem culturas superiores ou inferiores, mas apenas diferentes. As diferenças eram valorizadas, pois, não as enxergavam como um mal, mas como uma riqueza cultural de um povo.


Os temas transversais são aqueles que podem estar em todas as disciplinas, já

que eles possuem abrangência geral. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) estabelecem seis áreas. São elas: Ética, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo.


Apesar do advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os PCN’s não foram banidos. Eles continuam existindo concomitante com a BNCC as quais também indicam os temas chamados Contemporâneos Transversais.


Como esse conteúdo cai em concursos?


(CEBRASPE/CESPE – 2018- TÉCNICO I- IPHAN) A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o item.


O conceito de interdisciplinaridade assume que toda disciplina apresenta um

conhecimento que mantém diálogo permanente com outros conhecimentos.

Certo

Errado


Comentário:


De fato, a ideia de interdisciplinaridade traz o entendimento de que um conhecimento está

em interação permanente com outros conhecimentos. Há essa interação que os torna

global. Não existem ilhas de conhecimentos, mas sim complementaridade.

Gabarito: certo



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REFERÊNCIAS


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Carlos Moraes; MIRANDA, Yara Cristina Costa Rocha; SILVA, Messias Borges. Práticas

pedagógicas para desenvolver o espírito crítico científico no aluno. Disponível em: <http://www.revistaespacios.com/a18v39n49/a18v39n49p10.pdf>. Acesso em: 20 jan 2020.

FAZENDA, Ivani C. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.

YUS, Rafael. Temas transversais: em busca de uma nova escola. Trad. Ernani F. Da F.Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

PACHECO, Eduardo Felipe Hennerich. Aspectos Históricos da Teoria do Currículo.

Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23349_11677.pdf> Acesso em: 02 jan 2021.

EYNG, Ana Maria. Currículo e avaliação: duas faces da mesma moeda na garantia do direitoà educação de qualidade social, Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 44, Champagnat, Curitiba, 2015.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. BeloHorizonte: Autêntica, 2007.

MAINARDES, Jefferson; STREMEL, Silvana. Disponível em: <https://www.e-

publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/%20article/viewFile/24114/17092>. Acesso em: 02 jan 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do

currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980.Campinas: Autores Associados, 2004.

LIBANEO, José Carlos. Educação escolar: Políticas, estrutura e organização – 10oedição. São Paulo: Cortez 2012 (Coleção docência em formação: Saberes pedagógicos?Cordenação Selma Garrido Pimenta).

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