No atual cenário da educação brasileira, o papel do pedagogo continua sendo relevante podendo contribuir para o aperfeiçoamento da educação por meio de, pelo menos, três aspectos: primeiro, a realização de pesquisa do perfil do aluno da instituição em que trabalha; segundo, a elaboração de sugestões de adoção de metodologias ativas em conjunto com o corpo docente para o processo de ensino-aprendizagem e; terceiro, na colaboração pra implementação dessas metodologias. Isso quando se trata do papel do pedagogo em estabelecimentos escolares, já que esse profissional desenvolve importantes atividades em ambientes não escolares como empresas e órgãos judiciários a exemplo do papel que executa nos Tribunais de Justiça. Todas essas atribuições devem estar conectadas com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) atuais, posto que o pedagogo (e não só ele, mas ele especialmente) deve ser um profissional antenado com as diversas tecnologias mundo contemporâneo.
A pesquisa sobre o contexto social, cultural e familiar dos discentes pertencentes à escola é de extrema importância para que se possa conhecer a realidade objetiva do público escolar atendido. Esse fato ajuda na escola da abordagem que o docente deve utilizar na sala de aula. Essas informações devem ser repassadas para o corpo docente em reuniões pedagógica e no processo de formação contínua.
Ao conhecer a realidade dos alunos de modo aprofundado, o pedagogo pode realizar estudos analíticos para avaliar quais metodologias de ensino e tendências pedagógicas se adéquam melhor à realidade daquele público. A escolha deve ser realizada em reunião com os docentes, inclusive considerando o que é indicado no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Caso esteja em desacordo com esse a documento, é importante que a comunidade escolar possa (re)construir o PPP novamente a fim de atualizá-lo com as novas demandas da instituição.
Na sequência, a equipe pedagógica deve colaborar na implementação da nova metodologia avaliando os resultados apresentados pelos alunos e o retorno informativo em relação aos docentes. Além disso, deve realizar o acompanhamento dessa mudança, inclusive atendo-se para necessidades de ajustes. Periodicamente, deve ser realizado o acompanhamento da alteração da metodologia com a finalidade de promover novas mudanças ou manter as alterações.
Cabe esclarecer que esse trabalho não possui objetivo de avaliar a didática do professor de forma individual, mas o conjunto de mudanças propostas pela instituição na metodologia de ensino e sua aplicabilidade em sala de aula.
No que se refere à atuação em ambiente não escolares, o pedagogo pode atuar em empresas na elaboração de programas de treinamento e aperfeiçoamento executando atividades de planejamento, elaboração e execução de cursos, palestras e oficinas que objetivem aprimorar os conhecimentos dos trabalhadores da empresa, inclusive, em parceria com os profissionais de recursos humanos.
Nos tribunais de justiça, pode desenvolver estudos e pesquisas, elaborar relatórios, realizar acompanhamentos de famílias interessadas em realizar adoção, elaborar pareceres, inclusive participar de audiências por determinação do magistrado, dentre outros temas relacionados à educação.
Assim sendo, o papel do pedagogo na contemporaneidade é de colaborar para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, tanto em sala de aula no exercício da docência quanto no suporte especializado no planejamento e na proposição de inovações metodológicas de ensino. O processo de ensino-aprendizagem deve ocorrer com assertividade e eficiência, incluindo pluralidade de metodologias e ferramentas, inclusive as tic’s como fóruns de dúvidas online, chat’s, lives, videoaulas, dentre outras. Dessa forma, o pedagogo dever estar conectado às realidades educacionais do mundo, contudo, deve possuir boa compreensão do contexto social em que estiver inserido, de modo que a partir de uma visão holística do cenário socioeducativo, amplie suas possibilidades de contribuir para a promoção de uma educação emancipadora para seus discentes e sua comunidade.
O Planejamento e a Organização do Trabalho Pedagógico
Espaço Pedagógico: o que é e para que serve?