Concurso UFAL: universidade possui 21 cargos vagos
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) divulga a situação de seus cargos vagos em seu sítio oficial. Nela há ainda a destinação da situação da vaga, digamos assim, em que podem estar em “dimensionamento”, “esperando posse”, ou ainda, destinada a ” abrir concursos públicos”, dentre outras situações. Isso representa uma boa prática do órgão e vem atender a lei de acesso à informação, constituindo o que se denomina transparência ativa.
Assim, ao acessar o site da autarquia, podemos localizar o Quadro de Cargos Vagos da instituição. Comentamos aqui os cargos vagos da carreira de técnicos administrativos em educação.
Antes é importante mencionar que, salvo melhor juízo, o último concurso para técnico da universidade foi realizado em 2019. Mesmo assim, alguns cargos, especialmente aqueles relacionados à educação diretamente como os de Técnicos em Assuntos Educacionais e pedagogo, os últimos concursos vão ainda mais longe: 2016 e 2010 respectivamente.
Dessa maneira, os concurseiros alagoanos e dos estados circunvizinhos podem ficar de olho, pois, é possível que nos próximos meses possa ser publicado edital para preencher tais vagas. Isso não é uma afirmação, mas uma conjectura, pois, embora existam os cargos vagos, a realização do concurso é um ato discricionário do gestor que dever analisar a conveniência e a oportunidade do certamente.
Contudo, a constatação da existência das vagas não deixam de ser um fato importante que enche de expectativas os profissionais que estudam para prestar concursos nessa área.
Daí a importância de já começar os estudos visando uma excelente preparação para o próximo edital.
As vagas não são muitas, mas cabe destacar que concursos federais seguem, em regra, o decreto que trata do número de cadastro de reserva. Ou seja, é quase certo que em um possível edital, haja mais aprovados no cadastro de reserva para que a Administração Pública possa utilizá-lo quando necessário.
Vale destacar que a UFAL possui tradição em praticamente zerar os cadastros de reserva de seus concursos. De qualquer forma, é importante está com a preparação em dia para quando o edital for publicado, o candidato apenas revisar aquilo que já vinha estudando e estudar pontos novos, eventualmente, inseridos no novo edital.
Vamos apresentar o quadro de vagas destinadas para concurso e público e, na sequência, colocaremos as matérias e conteúdos cobrados no último edital para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais e Pedagogo.
Administrador: 3 vagas
Contador: 1 vaga
Engenheiro: 1 vaga
Médico: 5 vagas
Músico: 1 vaga
Pedagogo: 1 vaga
Psicólogo: 1 vaga
Odontólogo: 2 vagas
Técnico em Assuntos Educacionais: 1 vaga
Farmacêutico Bioquímico: 1 vaga
Técnico em Contabilidade: 3 vagas
Técnico em Tecnologia da Informação: 1 vaga
As matérias cobradas para o cargo de Técnicos em Assuntos Educacionais foram:
Disciplinas: Nº de Questões
Português: 15
Raciocínio Lógico: 10
Noções de Administração Pública: 10
Conhecimentos Específicos 25
Cargo: Técnicos em Assuntos Educacionais
PORTUGUÊS
1. Análise e interpretação de textos verbais e não verbais: compreensão geral do texto; ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor;
argumentação; elementos de coesão e coerência textuais; intertextualidade; inferências; estrutura e organização do texto e dos parágrafos. 2. Tipologia
e gênero textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Emprego dos pronomes demonstrativos. 5. Relações semânticas estabelecidas entre orações, períodos
ou parágrafos (oposição, conclusão, concessão e causalidade). 6. Semântica: sinonímia e antonímia; homonímia e paronímia; hiponímia e hiperonímia;
conotação e denotação; ambiguidade; polissemia. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Morfossintaxe: funções do que e do se. 9. Emprego do acento
indicativo da crase. 10. Concordâncias verbal e nominal. 11. Regências verbal e nominal. 12. Colocação pronominal. 13. Emprego de tempos e modos
verbais. 14. Pontuação. 15. Ortografia oficial.
RACIOCÍNIO LÓGICO
1. Lógica proposicional. 2. Lógica de primeira ordem. 3. Argumentação lógica; Silogismos; Argumentos. 4. Regras de quantificação; Regras de
inferência. 5. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais. 6. Raciocínio sequencial. 7. Raciocínio lógico quantitativo.
8. Análise combinatória; Princípios de contagens; Combinações com e sem repetição; Arranjos com e sem repetição; Permutações com e sem
repetição. 9. Probabilidade. 10. Noções básicas de conjuntos. 11. Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em gráficos e tabelas.
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1. Administração pública e governo: conceito e objetivos. 2. Evolução dos modelos de administração pública. 3. Regime jurídico-administrativo:
princípios constitucionais do direito administrativo brasileiro. 4. Serviços Públicos: conceito; características; classificação; titularidade; princípios;
usuários; execução; novas formas de prestação dos serviços públicos. 5. Ética no serviço público: comportamento profissional; atitudes no serviço;
organização do trabalho; prioridade em serviço. 6. Lei Federal nº 8.112/90. 7. Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder
regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 8. Lei Federal nº 8.429/92: dever de eficiência; dever de probidade; dever de prestar contas. 9.
Controle da administração pública: conceito; fundamentos; objetivo; natureza jurídica; classificação; tipos. 10. Noções de Licitação (Lei Federal nº
8.666/93): normas gerais de licitação; conceito; finalidades; princípios; objeto e modalidades. 11. Contrato administrativo: noções gerais; elementos;
características; formalização; cláusulas exorbitantes; alteração; execução e inexecução; revisão, rescisão, reajustamento e prorrogação; desfazimento;
controle; modalidades; convênios e consórcios administrativos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Sistema Educacional: legislação; estrutura; organização e competências. 2. Ensino Superior: estrutura e funcionamento; programas e ações de
acesso; Lei Federal nº 10.861, de 14/04/2004 – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); Aspectos gerais e contribuições das
Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. 3. Gestão, elaboração e coordenação de processos educativos. 4. Desenvolvimento,
elaboração e avaliação de projetos. 5. Utilização das tecnologias da informação e comunicação. 6. Currículo: diversidade cultural e inclusão social;
concepções; planejamento e organização; teorias. 7. Concepções de avaliação. 8. Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. 9. Lei Federal nº 13.005, de 25/06/2014 – Plano Nacional de Educação.
Agora, vemos os assuntos e a divisão do conteúdo por questão. Isso porque o último concurso para pedagogo foi em 2010, salvo melhor pesquisa. Assim sendo, a divisão dos conteúdos e por matéria sofreu considerável alteração, inclusive quando se compara aos editais mais recentes, especialmente, quando se compara com o de Técnico em Assuntos Educacionais de 2016. Por isso, vamos ver como foi a divisão de matéria por questão em 2010 para o cargo de pedagogo.
Disciplinas: Nº de Questões Peso
Português: 10 2
Legislação: 10 2
Informática: 10 2
Conhecimentos Específicos 35 4
Cargo: Pedagogo
Língua Portuguesa
1. Análise e interpretação de texto (compreensão geral do texto; ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor;
argumentação; elementos de coesão; inferências; estrutura e organização do texto e dos parágrafos).
2. Tipologia e
gênero textuais.
3. Figuras de linguagem.
4. emprego dos pronomes demonstrativos. 5. Relações semânticas
estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (oposição, conclusão, concessão, causalidade etc.).
6.Relações de sinonímia e antonímia.
7. Sintaxe da oração e do período.
8. funções do que e do se.
9. Emprego do
acento grave.
10. Pontuação.
11. Ortografia. 12. Concordâncias verbal e nominal. 13. Regências verbal e nominal.
14. Emprego de tempos e modos verbais.
Legislação
1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.
2. Administração Pública e Governo: conceito e objetivos.
3. Evolução dos modelos de administração pública.
4. Regime Jurídico Administrativo e princípios constitucionais da administração pública.
5. Ética na Administração Pública Federal.
6. Licitação: conceito, finalidades, princípios e objeto; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação; modalidades e tipos; procedimento, revogação e anulação; sanções; normas gerais de licitação; recursos administrativos e tutela judicial.
7. Contrato administrativo:
noções gerais; elementos; características; formalização, alteração, execução e inexecução; revisão, rescisão, reajustamento e prorrogação; desfazimento; modalidades; convênios e consórcios administrativos.
8. Agentes Públicos: função pública, empregados públicos e servidores públicos; organização do serviço público; normas
constitucionais concernentes aos servidores públicos; direitos e deveres dos servidores públicos; responsabilidades dos servidores públicos; processo administrativo disciplinar, sindicância e inquérito; o Regime Jurídico dos Servidores
Públicos Federais.
9. Processo Administrativo: normas básicas no âmbito da Administração Federal; processos e procedimentos administrativos; princípios constitucionais aplicáveis; direito de informação e de certidão.
10. Controle Interno na Administração Pública: conceito e abrangência. 11. Controle Interno em função do planejamento orçamentário.
12. Responsabilidade fiscal. 13. Estatuto e Regimento Geral da UFAL.
Legislação:Constituição Federal de 1988, artigos 37 a 41 e 205 a 214, com Emendas Constitucionais posteriores.
Lei Complementar Federal nº 101, de 4/5/2000, e alterações posteriores.
Lei Federal nº 8.666, de 21/6/1993, e alterações posteriores.
Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996, e alterações posteriores.
Lei Federal nº 9.784, de 29/1/1999, e alterações posteriores.
Lei Federal nº 10.520, de 17/7/2002, regulamentada pelos Decretos números 3.555, de 8/8/2000 e alterações
posteriores, e 5.450, de 31/5/2005.
Decreto Federal nº 1.171, de 22/6/1994, e alterações posteriores – Código de Ética profissional do servidor público
civil.
Informática
1. Conceitos relacionados a hardware, software, computadores e periféricos.
2. Conceitos relacionados ao ambiente Microsoft Windows, uso do ambiente gráfico, aplicativos, acessório, execução de programas e suas funcionalidades: ícones, teclas de atalho, janelas, menus, arquivos, pastas e programas.
3. Conceitos e conhecimentos na utilização das ferramentas, e recursos do Pacote de Aplicativos BrOffice e Microsoft Office: Editores de Texto, Planilhas de cálculo/eletrônicas, Apresentações eletrônicas e Gerenciador de e-mails.
4. Conceitos, arquitetura e utilização de intranet e internet: Navegadores (Internet Explorer, Mozilla Firefox etc.), sites de busca e pesquisa, grupos de discussão, segurança em rede e na internet (antivírus, firewall, antispyware etc.), produção, manipulação e 14. organização de e-mails.
5. Conceitos básicos de tarefas e procedimentos de informática: armazenamento de dados e realização de cópia de segurança (backup), organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, compartilhamentos, impressão e áreas de transferência.
Conhecimentos Específicos
1. Estrutura educacional brasileira:
1.1 A organização da Educação Nacional – os níveis e modalidades da Educação e de Ensino;
1.2 Legislação atualizada sobre a Educação Brasileira: Constituição Federal; Lei 9394/96 (LDBN); Lei 8069/90 (ECA); Lei 10.172/2001 (PNE); Lei 10.639/03 História e cultura afro-brasileira e africana; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; PCNs, Documento Final da CONAE;
1.3 Financiamento da educação.
2. Tendências e concepções pedagógicas:
2.1 A escola enquanto organização social e educativa;
2.2 A gestão escolar diante das relações entre educação, trabalho e cidadania;
2.3 A função social da escola na contemporaneidade;
2.4 As reformas educacionais e sua influência na organização e gestão escolar; 2.5 Inclusãoescolar e diversidade;
2.6 Gestão democrática e instâncias colegiadas.
3. Elementos da prática pedagógica:
3.1 Saberes escolares, métodos didáticos, avaliação escolar e recursos didáticos.
3.3 Escola aprendente;
3.4 Profissão docente.
4. Planejamento em educação:
4.1 Planejamento e Projeto Político-Pedagógico da escola;
4.2 O Projeto Político-pedagógico como resultado da ação coletiva;
4.3 Princípios e pressupostos norteadores do Projeto PolíticoPedagógico;
4.4 Processo e construção do Projeto Político-Pedagógico.
REFERÊNCIAS
QUADRO DE REFERÊNCIA DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS – QRSTA – UFAL. Disponível em: <https://ufal.br/servidor/admissao/vagas/quadro-de-referencia-de-servidores-tecnico-administrativos-qrsta> Acesso em: 07 abr. 2023.
Concurso UFAL 2016. Disponível em: <http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/Tecnico-Administrativo%20UFAL%20Efetivo%20-%20Edital%20n.030-2016%20-%20Superior/Edital%2030.2016%20-%20Retificado%20em%2010.06.2016.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2023.
Concurso UFAL 2010. Disponível em:<http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/Tecnico-Administrativo%20UFAL%20Efetivo%20-%20Edital%20n.136-2010%20-%20Maceio%20Arapiraca%20e%20Sertao/Edital.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2023.