Notice: A função wp_enqueue_script foi chamada incorretamente. Scripts e estilos não devem ser registrados ou enfileirados até os ganchos wp_enqueue_scripts, admin_enqueue_scripts ou login_enqueue_scripts. Este aviso foi ativado pelo manipulador nfd_wpnavbar_setting. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.3.0.) in /home1/espa4249/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Como conciliar estudos para concursos e Festividade da Quaresma - Espaço Pedagógico

Quem somos

Cursos para Concursos

Como conciliar estudos para concursos e Festividade da Quaresma?

 

 

É certo que mesmo aquelas pessoas que não são muito adeptas a participarem das atividades religiosas são impelidas a terem que receber visitas em suas casas de parentes ou amigos que por ocasião da data os visitam, ainda que somente apenas para um passar o dia ou dois.


A quaresma, uma festividade de origem católica apostólica romana, constitui um dos momentos mais importantes para os cristãos católicos. Após a festa da carne, festa que de onde se origina o carnaval, a quaresma, a Semana Santa como é mais conhecida se configura como um período emblemático do calendário cristão. Poucas as pessoas ficam indiferentes a esse período.

Assim sendo, mesmo as pessoas que não são católicas praticantes, mas que de alguma maneira segue a tradição cristã são impactadas por esse momento. Seja porque tenha de receber visitas em suas casas, ainda que propriamente, elas não sejam os anfitriões, mas sim seus pais, a sua família.


Pode ser o seu caso. Contudo, sendo você o anfitrião principal ou não, o fato é que receber visitas altera a rotina da casa, o que exige bastante disciplina e critério para que esse fato não interrompa a sua rotina de estudos.


Um ponto negativo, o qual não concordo é mencionar que precisa se ausentar, pois, precisa estudar. Não vejo como uma alternativa viável, pois, isso vai gerar perguntas como: estudar o quê? Para quê? Vai fazer concursos? Qual concurso?


Tais indagações, a nosso ver, não precisam ser respondidas e, para isso, você precisa evitar que as pessoas tenham a oportunidade de fazê-las. Não é que elas vão dar azar ou torcer contra você, mas simplesmente pelo fato de que não se deve propagar as suas intensões sobre o assunto. Isso pode gerar expectativas nas pessoas e responsabilidades para você. Evite dizer que está estudando. Em outro artigo, nos aprofundamos a respeito do tema. Agora, basta acreditar: não conte para todas as pessoas sobre seus planos.

 

 

Voltando ao assunto. Como conciliar estudos para concursos e Festividade da Quaresma?


Primeiro, se tiver algum parente de confiança que possa te deixar ficar na casa dele ou oferecer algum espaço que você possa estudar, vá para lá ( e claro, se naturalmente essa pessoa já sabe que você estudar para concursos).


Caso não seja viável essa primeira alternativa, vá para segunda. Ou seja, crie um motivo legítimo está ausente pelo período que você vai estudar. Como o trabalho remoto está bastante comentado, aproveite e diga que vai trabalhar. Mas “ah, trabalhar” em feriado, não vai dar certo!

 

Sem pessimismo, vai dar certo. O seu trabalho remoto é cobrado pela produção, e não pelo número de horas, de modo que durante a semana você teve que sair para qualquer lugar, e não conseguiu produzir o estabelecido para a semana. Por esse motivo, você está trabalhando naquele feriado.

Ou coisa: se seus parentes não notarem que você está ausente, então nem comente nada. Só apareça quando sua meta de estudos estiver cumprida.

 


Sintetizando o que vimos:




1ª solução: buscar apoio na casa ou espaço qualquer de um parente que já saiba de rotina de estudos; se não tiver, utilize a segunda opção.


2ª Solução: explique que está em trabalho remoto e que precisa cumprir sua meta semanal, já que nessa modalidade o que é cobrado é produção, e não horas trabalhadas.


3ª Solução: se você entender que a sua ausência não será tão percebida pelos visitantes, de decorrência deles terem a atenção de outras pessoas da família, nem fale nada.